O blog futebolnasantinha apresenta um registro de uma das formações do Flamengo do Arroio Grande no final da década de 80. Em pé, da esquerda para a direita: um dirigente do clube, Bolota, Gilmar, Didi, Silvio, Gilnei, Vini, Caco Schimidt e Paulo Machado (técnico). Agachados: Cléo, Giba, Cézar, Serginho, Amarildo, Álvaro e Dick.
O blog Futebol na Santinha foi criado com o intuito de preencher uma lacuna acerca do futebol de nossa cidade: recuperar a história dos campeonatos amadores de futebol de Santa Cruz do Sul. A cada post pretendo revelar um pouco daqueles que fizeram história nos campeonatos organizados pela antiga Liga Santa-cruzense de Futebol e, também, daqueles que ainda continuam desfilando pelos gramados da cidade e do interior. Vale salientar que contribuições e sugestões serão bem-vindas.
sábado, 25 de novembro de 2017
Grandes craques do futebol amador: Ari Reuter, "a fera no meio das feras".
Ari Reuter nasceu em Monte Alverne e desde cedo mostrou que faria história nos campos do futebol amador de Santa Cruz e região. Atuando em inúmeras equipes entre as décadas de 80 e 90, Ari acabaria fazendo parte de times históricos que surgiram naquele período. No início dos anos 80, Ari jogou em uma das melhores equipes já formadas no então 8º BIMTZ: a "seleção do quartel de 1983". Um timaço que tinha, entre outros nomes, Neni, goleiro que se destacou no Avenida; Gilmar Iser, Milico, Silvio Schuster e mais alguns craques da região.
No final da década, nosso craque fez parte daquele que é considerado o melhor time já surgido em Linha Vitorino Monteiro: o grande Gaúcho, bicampeão de Monte Alverne (1987/1988). Atuando na lateral direita (sua posição de origem), ou no meio-campo, Ari primorava pela técnica e eficiência na marcação. Um grande jogador!
Já no início da década de 90, surgiu em Linha Santa Cruz um dos maiores esquadrões da história do nosso futebol amador e que contava com a "nata"dos atletas de toda a região: Bolívar (pai), Marcos Rivelino, Kiko, Valdir, Zildo e outros craques que fizeram história nos gramados de Santa Cruz entre 93 e 94. Nesse time, Ari Reuter se fez presente demonstrando que neste período era um dos jogadores mais cobiçados pelos times do futebol amador. Certamente, em um time de "feras" como foi o Linha naquele ano, sua presença era certa.
Como se não bastasse, na segunda metade da década de 90 o Flamengo do Arroio Grande resolveu investir pesado para reconquistar o Citadino depois de muitos anos. O resultado foi a montagem de uma das melhores equipes da história do rubro-negro: Vini, Rogério Cabeça, Amarildo, Élson, Milico,Cléber, Valdecir e outros grandes jogadores, além, é claro, de nosso craque.
Desse modo, fica claro a qualidade e a importância de Ari Reuter como jogador, pois fez parte de grandes equipes que marcaram não só o futebol amador de Santa Cruz, mas também as próprias agremiações, com formações que entraram para a história dos clubes.
Jogando em verdadeiras constelações de craques, Ari conquistou diversos títulos nos campos da região: 2 Monte Alverne, 2 Municipais de Sinimbu, 1 Municipal de Venâncio Aires, 1 Municipal de Candelária, 3 Boavistenses, 1 Taça de Prata, 2 Cinturões Verde e 1 Citadino.
Craque e multicampeão !!
Ao ser questionado sobre qual seria a melhor equipe que defendeu, Ari resolveu escalar um time imaginário com alguns companheiros que jogou. Esse timaço ficaria assim: Cézar Knipoff, Ari Reuter, Oli, Silvio Schuster (Milico) e Kiko; Toco, Rogério Cabeça, Zildo e Marcos Rivelino; Élson e Coquinho.Um grande time que faria história, assim como fez Ari Reuter nos gramados do futebol amador de Santa Cruz e região.
Um craque que merece ser lembrado....
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
Elenco da Phillip Morris, campeã sul-brasileiro do SESI
Outro registro de uma equipe histórica: Phillip Morris, campeã estadual e sul-brasileiro do SESI em 1995. Na foto, alguns jogadores do elenco que tinha grandes estrelas de nosso futebol amador. O time base era o seguinte: Hilário, Nica, Silvio, Angelo e Polaco; Duda, Koeppe (Cléber), Vini e Porquinho (Élson); Cézar (Aurélio) e Toninho (Sandrinho). O técnico era o Coquinho.
Time do Santo Antônio em 1995
O blog futebolnasantinha apresenta um registro de uma das formações do time do Santo Antônio, no ano de 1995, ano em que a equipe foi vice campeã do Campeonato Municipal de Futebol, quando perdeu a final para o Castro Alves. Em pé, da esquerda para a direita: Roni, Gilnei, Rivelino, Flávio, Gilmar e Aldo. Agachados: Índio, Paulinho Schuster, Giba, Rudinho e Jair Iser. Um timaço!!
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
Do arco da velha: Trianon, da Varzea, anos 80.
Mais um registro histórico do blog futebolnasantinha: Trianon, da Várzea, equipe que disputou alguns amistosos pelos gramados de Santa Cruz nos anos 80. Em pé, da esquerda para a direita: Milton, Nando Cabeça, Adriano Nagel, Azambuja, Paulo Spall e Zeca. Luciano Nagel, Jorge Cebola, Lúvio, Mané e Duda.
Boa Vista, campeão do Cinturão Verde em 2004.
Nosso blog apresenta um registro de outra grande equipe do futebol amador de Santa cruz do Sul: Boa Vista, Campeão do Cinturão Verde em 2004. Após perder o primeiro jogo da final para a forte equipe do Aliança, de Alto Linha Santa Cruz, o Boa Vista venceu o segundo por 3x1 e conquistou o título. O time base era o seguinte: Leandro, Vantuir, Emerson, Guto e Lucas. Guto Resch, Rangel, Redondo e Élson (Cássio). Jonatan (Jonas) e Rodrigo (Samuel). O Técnico era Paulo Henn.
GE Sinimbu, 1º campeão de Sinimbu em 1993.
Apesar do blog futebolnasantinha ter por objetivo fazer um resgate histórico das equipes e campeonatos do município de Santa Cruz do Sul, alguns registros merecem nossa lembrança. Neste caso, o blog apresenta uma foto de um time histórico: GE Sinimbu, 1º campeão municipal de Sinimbu, no ano de 1993.
Após a emancipação do município em 1991, as equipes da cidade ainda participavam dos campeonatos organizados pela Liga santa cruzense de futebol. Porém, no ano de 1993 foi realizado o primeiro campeonato oficial do município de Sinimbu: o campeonato municipal.
Após vencer a primeira partida da finalíssima, a equipe do GE Sinimbu conquistou o título sobre o Atlético de Linha Verão, após empate em 1x1 no segundo jogo.
O time base era o seguinte: Genésio, Mauro, Jonas (Heraldo), Silvio e João. Rogério Cabeça, Toco, Vini e Élson. Evandro (Washington) e Amarildo (Marquinhos). O técnico era Nilsomar Schoreder.
Assinar:
Postagens (Atom)